Pesquisa
Descritor em português: Amplificação de Genes
Descritor em inglês: Gene Amplification
Descritor em espanhol: Amplificación de Genes
Descritor amplificación génica
Termo(s) alternativo(s) amplificación de genes
Nota de escopo: Incremento selectivo del número de copias de un gen que codifica una proteína específica sin un incremento proporcional de otros genes. Ocurre naturalmente mediante la escisión de una copia de secuencia de repetición de un cromosoma y su replicación extracromosómica en un plásmido, o mediante la producción de un transcripto de ARN de toda la secuencia de repetición del ARN ribosómico seguida por la transcripción inversa de la molécula para producir una copia adicional de la secuencia de ADN original. Se han introducido técnicas de laboratorio para inducir una replicación desproporcionada mediante entrecruzamiento desigual, captación de ADN de células lisadas, o generación de secuencias extracromosómicas derivadas de la replicación de círculo rodante.
Descritor em francês: Amplification de gène
Código(s) hierárquico(s): G05.308.250
G05.365.590.310
G05.558.315
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D005784
Nota de escopo: Aumento seletivo no número de cópias de um gene codificado por uma proteína específica sem um aumento proporcional nos outros genes. Ocorre naturalmente através da excisão de uma cópia da sequência repetida do cromossomo e sua replicação extracromossômica em um plasmídeo, ou através da produção de um transcrito de RNA de uma sequência inteira de repetições do RNA ribossômico, seguido pela transcrição reversa da molécula para produzir uma cópia adicional da sequência de DNA original. Técnicas de laboratório foram introduzidas para induzir uma replicação desproporcional por cruzamento desigual, captação do DNA de células lisadas ou geração de sequências extracromossômicas da replicação de circunferências primitivas.
Nota de indexação: para processo fisiológico somente; para técnica use TÉCNICAS DE AMPLIFICAÇÃO DE ÁCIDO NUCLEICO ou específicos
Qualificadores permitidos: DE efeitos dos fármacos
ES ética
GE genética
IM imunologia
PH fisiologia
RE efeitos da radiação
Combinação de entrada: methods:Nucleic Acid Amplification Techniques
Veja também os descritores: Dosagem de Genes MeSH
Identificador DeCS: 28047
ID do descritor: D005784
Classificação da NLM: QU 475
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1980
Data de entrada: 17/04/1979
Data de revisão: 17/06/2016
Amplificação de Genes - Conceito preferido
Identificador do conceito M0009060
Nota de escopo Aumento seletivo no número de cópias de um gene codificado por uma proteína específica sem um aumento proporcional nos outros genes. Ocorre naturalmente através da excisão de uma cópia da sequência repetida do cromossomo e sua replicação extracromossômica em um plasmídeo, ou através da produção de um transcrito de RNA de uma sequência inteira de repetições do RNA ribossômico, seguido pela transcrição reversa da molécula para produzir uma cópia adicional da sequência de DNA original. Técnicas de laboratório foram introduzidas para induzir uma replicação desproporcional por cruzamento desigual, captação do DNA de células lisadas ou geração de sequências extracromossômicas da replicação de circunferências primitivas.
Termo preferido Amplificação de Genes



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa