Pesquisa
Descritor em português: Risco
Descritor em inglês: Risk
Descritor em espanhol: Riesgo
Descritor em francês: Risque
Termo(s) alternativo(s): Conhecimento de Risco
Risco Relativo
Risco Relativo (Saúde Pública)
Código(s) hierárquico(s): E05.318.740.600.800
G17.680.750
N05.715.360.750.625.700
N06.850.520.830.600.800
SP5.001.037.073.074
SP8.473
Nota de escopo: 1) A probabilidade de que um evento ocorrerá. Ele abrange uma variedade de medidas de probabilidade de um resultado geralmente desfavorável. 2) Medida de dano potencial ou prejuízo econômico expressa em termos de probabilidade estatística de ocorrência e de intensidade ou grandeza das consequências previsíveis. 3) Probabilidade de ocorrência de um acidente ou evento adverso, relacionado com a intensidade dos danos ou perdas, resultantes dos mesmos. 4) Probabilidade de danos potenciais dentro de um período especificado de tempo e/ou de ciclos operacionais. 5) Fatores estabelecidos, mediante estudos sistematizados, que envolvem uma probabilidade significativa de ocorrência de um acidente ou desastre. 6) Relação existente entre a ameaça de um evento adverso ou acidente determinado e o grau de invulnerabilidade do sistema receptor a seus efeitos (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992). 7) Número esperado de perdas (de vidas, pessoas feridas, propriedades danificadas e interrupção de atividades econômicas), devido a um fenômeno particular, em um período de referência e em uma dada área. O risco é o produto de ameaça e vulnerabilidade.
Nota de indexação: primário somente GER; para risco como um conceito estatístico; veja outros termos relativos a risco no DeCS
Veja também os descritores: Comportamento de Redução do Risco MeSH
Redução do Dano MeSH
Identificador DeCS: 28567
ID do descritor: D012306
Data de estabelecimento: 01/01/1988
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 08/07/2008
Risco - Conceito preferido
Identificador do conceito M0019126
Nota de escopo 1) A probabilidade de que um evento ocorrerá. Ele abrange uma variedade de medidas de probabilidade de um resultado geralmente desfavorável. 2) Medida de dano potencial ou prejuízo econômico expressa em termos de probabilidade estatística de ocorrência e de intensidade ou grandeza das consequências previsíveis. 3) Probabilidade de ocorrência de um acidente ou evento adverso, relacionado com a intensidade dos danos ou perdas, resultantes dos mesmos. 4) Probabilidade de danos potenciais dentro de um período especificado de tempo e/ou de ciclos operacionais. 5) Fatores estabelecidos, mediante estudos sistematizados, que envolvem uma probabilidade significativa de ocorrência de um acidente ou desastre. 6) Relação existente entre a ameaça de um evento adverso ou acidente determinado e o grau de invulnerabilidade do sistema receptor a seus efeitos (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992). 7) Número esperado de perdas (de vidas, pessoas feridas, propriedades danificadas e interrupção de atividades econômicas), devido a um fenômeno particular, em um período de referência e em uma dada área. O risco é o produto de ameaça e vulnerabilidade.
Termo preferido Risco
Termo(s) alternativo(s) Conhecimento de Risco
Risco Relativo - Mais específico
Identificador do conceito M0019128
Nota de escopo Razão entre a probabilidade de adoecer ou morrer, dada pelo coeficiente de incidência, em relação a indivíduos expostos e não expostos ao fator em estudo. (Tradução livre do original: Last, 2001)
Termo preferido Risco Relativo
Termo(s) alternativo(s) Risco Relativo (Saúde Pública)



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa