Pesquisa
Descritor em português: Miosinas
Descritor em inglês: Myosins
Descritor em espanhol: Miosinas
Descritor miosinas
Termo(s) alternativo(s) ATPasa de miosina
Nota de escopo: Superfamilia diversa de proteínas que actúan como proteínas de traslado. Comparten características comunes de capacidad de unión a las ACTINAS y de hidrólisis de MgATP. Las miosinas están formadas en general por cadenas pesadas que intervienen en la locomoción y cadenas ligeras que actúan en la regulación. En la estructura de la cadena pesada de la miosina existen tres dominios: la cabeza, el cuello y la cola. La región de la cabeza de la cadena pesada contiene el dominio de unión a la actina y el dominio MgATPasa, que proporciona energía para la locomoción; la región del cuello interviene en la unión de las cadenas ligeras; y la región de la cola proporciona un punto de anclaje que mantiene la posición de la cadena pesada. La superfamilia de las miosinas se organiza en clases estructurales conforme al tipo de las subunidades que contienen y a su disposición.
Descritor em francês: Myosines
Termo(s) alternativo(s): Miosina ATPase
Código(s) hierárquico(s): D05.750.078.730.475
D08.811.277.040.025.193.750
D12.776.210.500.600
D12.776.220.525.475
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D009218
Nota de escopo: Superfamília diversificada de proteínas que atuam como proteínas de translocação. Compartilham a característica comum de serem capazes de se ligar a ACTINAS e hidrolisar o MgATP. Geralmente, as miosinas consistem em cadeias pesadas envolvidas na locomoção e cadeias leves envolvidas na regulação. Há três domínios inseridos na estrutura na cadeia pesada da miosina: cabeça, pescoço e cauda. A região da cabeça da cadeia pesada contém o domínio de ligação à actina e o domínio MgATPase, que provê energia para locomoção. A região do pescoço está envolvida na união das cadeias leves. A região da cauda possui o ponto de ancoragem que retém a posição da cadeia pesada. A superfamília das miosinas é organizada em classes estruturais baseadas no tipo e arranjo das subunidades que elas contêm.
Nota de indexação: geral ou não especificado; prefira específicos
Qualificadores permitidos: AD administração & dosagem
AE efeitos adversos
AI antagonistas & inibidores
AN análise
BI biossíntese
BL sangue
CF líquido cefalorraquidiano
CH química
CL classificação
CS síntese química
DE efeitos dos fármacos
DF deficiência
EC economia
GE genética
HI história
IM imunologia
IP isolamento & purificação
ME metabolismo
PD farmacologia
PH fisiologia
PK farmacocinética
PO intoxicação
RE efeitos da radiação
SD provisão & distribuição
ST normas
TO toxicidade
TU uso terapêutico
UL ultraestrutura
UR urina
Número de registro: EC 3.6.4.1
Identificador DeCS: 29449
ID do descritor: D009218
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1973
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 09/07/2013
Miosinas - Conceito preferido
Identificador do conceito M0014361
Nota de escopo Superfamília diversificada de proteínas que atuam como proteínas de translocação. Compartilham a característica comum de serem capazes de se ligar a ACTINAS e hidrolisar o MgATP. Geralmente, as miosinas consistem em cadeias pesadas envolvidas na locomoção e cadeias leves envolvidas na regulação. Há três domínios inseridos na estrutura na cadeia pesada da miosina: cabeça, pescoço e cauda. A região da cabeça da cadeia pesada contém o domínio de ligação à actina e o domínio MgATPase, que provê energia para locomoção. A região do pescoço está envolvida na união das cadeias leves. A região da cauda possui o ponto de ancoragem que retém a posição da cadeia pesada. A superfamília das miosinas é organizada em classes estruturais baseadas no tipo e arranjo das subunidades que elas contêm.
Termo preferido Miosinas
Termo(s) alternativo(s) Miosina ATPase



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa