Pesquisa
Descritor em português: Yin-Yang
Descritor em inglês: Yin-Yang
Descritor em espanhol: Yin-Yang
Descritor Yin-Yang
Nota de escopo: En la filosofía y religión chinas, dos principios, uno negativo, oscuro y femenino (yin), y otro positivo, luminoso y masculino (yang), de cuya interacción se producen y se disuelven todas las cosas. Como concepto, los dos elementos polares se refieren, originalmente, a los lados umbrío y soleado de un valle o una montaña, aunque es de aplicación a la relación de contraste de cualquier pareja: como se ha dicho antes (mujer-hombre, etc.), así como a frío-caliente, húmedo-seco, débil-fuerte, etc. No se trata de un sistema diferente de pensamiento por sí mismo, aunque permea toda la vida y el pensamiento chino. El equilibrio entre el yin y el yang es esencial para la salud. Cualquier déficit de este principio puede manifestarse en forma de enfermedad (Enciclopedia Americana).
Descritor em francês: Yin-yang
Código(s) hierárquico(s): I01.076.201.450.654.558.520.967
K01.752.967
MT1.388.585.520.967
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D016709
Nota de escopo: A teoria do yin e do yang é um princípio de polaridade, que contém a verdade de que através de suas diferentes manifestações é gerado o universo e tudo o que nele está incluído. Constituem princípios dinâmicos, contrários entre si e complementares e, segundo a medicina tradicional chinesa, precisam estar em equilíbrio para manter a saúde do corpo e da mente. Yin é o princípio feminino, noite, lua, passividade, absorção e polaridade negativa; e yang é o princípio masculino, dia, sol, luz, atividade e polaridade positiva. (Glossário de Termos de Medicina Complementar da Previdência Social em Saúde - ESSALUD, p. 31).
Nota de indexação: indexe aqui síndrome de abundância da energia Yang, síndromes de deficiência: indexe sob DEFICIÊNCIA DA ENERGIA YIN ou DEFICIÊNCIA DA ENERGIA YANG: veja suas notas
Qualificadores permitidos: HI história
Veja também os descritores: Deficiência da Energia Yang MeSH
Deficiência da Energia Yin MeSH
Qi MeSH
Identificador DeCS: 29741
ID do descritor: D016709
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1992
Data de entrada: 11/02/1991
Data de revisão: 06/07/2009
Yin-Yang - Conceito preferido
Identificador do conceito M0025449
Nota de escopo A teoria do yin e do yang é um princípio de polaridade, que contém a verdade de que através de suas diferentes manifestações é gerado o universo e tudo o que nele está incluído. Constituem princípios dinâmicos, contrários entre si e complementares e, segundo a medicina tradicional chinesa, precisam estar em equilíbrio para manter a saúde do corpo e da mente. Yin é o princípio feminino, noite, lua, passividade, absorção e polaridade negativa; e yang é o princípio masculino, dia, sol, luz, atividade e polaridade positiva. (Glossário de Termos de Medicina Complementar da Previdência Social em Saúde - ESSALUD, p. 31).
Termo preferido Yin-Yang



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa