Pesquisa
Descritor em português: Xamanismo
Descritor em inglês: Shamanism
Descritor em espanhol: Chamanismo
Descritor chamanismo
Termo(s) alternativo(s) chamanes
chamán
shamanismo
Nota de escopo: Etapa intermedia entre el politeísmo y el monoteísmo, que asume un 'Gran Espíritu' con menos deidades subordinadas. Con el comienzo del chamanismo ocurrió el advenimiento del hombre médico o del brujo, que asumía una relación de supervisión de las enfermedades y de su curación. Formalmente, el chamanismo es una religión de las personas ural-altaicas del Asia y Europa del Norte, que se caracteriza por la creencia de que el mundo, no visto, de dioses, demonios y espíritus ancestrales sólo responde a los chamanes. Los indios de Norteamérica y Sudamérica realizan prácticas religiosas que son similares a las del chamanismo ural-altaico. La palabra chamán viene del tungúsico samán (Manchuria y Siberia), que significa monje budista. El chamán trata la enfermedad casi totalmente por medios psicoterapéuticos; aleja los demonios de la enfermedad asumiendo una fisonomía aterradora. (Traducción libre del original Garrison, An Introduction to the History of Medicine, 4th ed, p22; del Webster, 3d de)
Descritor em francês: Chamanisme
Termo(s) alternativo(s): Shamanismo
Xamãs
xamã
Código(s) hierárquico(s): E02.190.488.830
E02.190.901.788
I01.076.201.450.654.830
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D019423
Nota de escopo: Estágio intermediário entre o politeísmo e o monoteísmo, que supõe um "Grande Espírito", com divindades menores subordinadas. Com o início do xamanismo houve o advento do curandeiro ou médico feiticeiro, que assumiu uma relação de supervisão com a doença e sua cura. Formalmente, o xamanisno é uma religião dos povos Uralo-Altaicos do Norte da Ásia e Europa, caracterizada pela crença de que o mundo invisível de deuses, demônios, espíritos ancestrais, é responsável somente pelos xamãs. Os índios da América do Norte e América do Sul realizam práticas religiosas similares ao xamanismo Uralo-Altaico. A palavra xamã vem do Tungúsico (Manchúria e Sibéria) saman, significando monge Budista. O xamã lida com a doença quase totalmente por medidas psicoterapêuticas; ele assusta os demônios por assumir uma fisionomia aterrorizante.
Nota de indexação: uma forma de medicina tradicional; especifique geog; não para feiticeiros e curandeiros africanos: prefira MEDICINA TRADICIONAL AFRICANA
Qualificadores permitidos: HI história
Identificador DeCS: 33100
ID do descritor: D019423
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1997
Data de entrada: 10/06/1996
Data de revisão: 25/07/2001
Xamanismo - Conceito preferido
Identificador do conceito M0028897
Nota de escopo Estágio intermediário entre o politeísmo e o monoteísmo, que supõe um "Grande Espírito", com divindades menores subordinadas. Com o início do xamanismo houve o advento do curandeiro ou médico feiticeiro, que assumiu uma relação de supervisão com a doença e sua cura. Formalmente, o xamanisno é uma religião dos povos Uralo-Altaicos do Norte da Ásia e Europa, caracterizada pela crença de que o mundo invisível de deuses, demônios, espíritos ancestrais, é responsável somente pelos xamãs. Os índios da América do Norte e América do Sul realizam práticas religiosas similares ao xamanismo Uralo-Altaico. A palavra xamã vem do Tungúsico (Manchúria e Sibéria) saman, significando monge Budista. O xamã lida com a doença quase totalmente por medidas psicoterapêuticas; ele assusta os demônios por assumir uma fisionomia aterrorizante.
Termo preferido Xamanismo
Termo(s) alternativo(s) Shamanismo
xamã - Relacionado, mas não mais amplo ou mais específico
Identificador do conceito FD00065777
Nota de escopo Em todas as sociedades humanas que apresentam formas de ritualismo mágico-religioso, indivíduo escolhido pela comunidade para a função sacerdotal, freq. em decorrência de comportamentos incomuns ou propensão a transes místicos, e ao qual se atribui o dom de invocar, controlar ou incorporar espíritos, que favoreceriam os seus poderes de exorcismo, adivinhação, cura ou magia. (Fonte: Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/)
Termo preferido xamã
Termo(s) alternativo(s) Xamãs



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa