Pesquisa
Descritor em português: Medicinas Tradicionais Africanas
Descritor em inglês: Medicine, African Traditional
Descritor em espanhol: Medicinas Tradicionales Africanas
Descritor medicinas tradicionales africanas
Termo(s) alternativo(s) medicina africana tradicional
medicina tradicional africana
Nota de escopo: Sistema holístico de atención sanitaria tradicional que se organiza en tres niveles de especialidad: la adivinación, el espiritismo y la herboristería. Los curanderos tradicionales (sacerdotisas, sumos sacerdotes, brujos, adivinos, comadronas, videntes o espiritistas y herboristas) utilizan hierbas, minerales, partes de animales, conjuros y otros métodos basados en las culturas y creencias de sus pueblos.
Descritor em francês: Médecine traditionnelle africaine
Termo(s) alternativo(s): Medicina Africana
Medicina Tradicional Africana
Código(s) hierárquico(s): E02.190.488.505
E02.190.901.433
I01.076.201.450.654.505
MT1.158
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D016488
Nota de escopo: Incluídos nesta subcategoria estão os medicamentos tradicionais, os sistemas médicos e as práticas de saúde típicas dos povos indígenas africanos. Cada povo indígena pode ter sua própria medicina tradicional. Em geral, as medicinas tradicionais do território africano fazem uso de plantas medicinais e práticas espirituais. No continente africano, os curandeiros tradicionais têm nomes diferentes dependendo da comunidade, como Babalawo, Adahunse ou Oniseegun entre os iorubás da Nigéria, Dibia entre os igbo da Nigéria, ou Sangoma ou Nyanga entre os sul-africanos. Estes médicos tradicionais praticam a medicina holística, procurando restaurar o equilíbrio social e emocional dos pacientes com base nas normas e relacionamentos comunitários. Atuam como intermediários entre o mundo visível e o invisível, às vezes buscando harmonia com os ancestrais.
Nota de indexação: primário; não para medicina na África ( = MEDICINA + ÁFRICA); use regra de indexação do Manual da NLM 32.13 para este termo; use TN J/29-36 em plantas chinesas para indexação de plantas africanas onde aplicável; especifique geogr
Qualificadores permitidos: AE efeitos adversos
EC economia
HI história
IS instrumentação
MT métodos
PX psicologia
SN estatística & dados numéricos
ST normas
TD tendências
Identificador DeCS: 29990
ID do descritor: D016488
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1992
Data de entrada: 03/07/1991
Data de revisão: 29/06/2018
Medicinas Tradicionais Africanas - Conceito preferido
Identificador do conceito M0025170
Nota de escopo Incluídos nesta subcategoria estão os medicamentos tradicionais, os sistemas médicos e as práticas de saúde típicas dos povos indígenas africanos. Cada povo indígena pode ter sua própria medicina tradicional. Em geral, as medicinas tradicionais do território africano fazem uso de plantas medicinais e práticas espirituais. No continente africano, os curandeiros tradicionais têm nomes diferentes dependendo da comunidade, como Babalawo, Adahunse ou Oniseegun entre os iorubás da Nigéria, Dibia entre os igbo da Nigéria, ou Sangoma ou Nyanga entre os sul-africanos. Estes médicos tradicionais praticam a medicina holística, procurando restaurar o equilíbrio social e emocional dos pacientes com base nas normas e relacionamentos comunitários. Atuam como intermediários entre o mundo visível e o invisível, às vezes buscando harmonia com os ancestrais.
Termo preferido Medicinas Tradicionais Africanas
Termo(s) alternativo(s) Medicina Tradicional Africana
Medicina Africana - Mais amplo
Identificador do conceito M0025171
Termo preferido Medicina Africana



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa