Pesquisa
Descritor em português: Medicina Kampo
Descritor em inglês: Medicine, Kampo
Descritor em espanhol: Medicina Kampo
Descritor medicina Kampo
Nota de escopo: Sistema de fitoterapia que se practica en Japón tanto por fitoterapeutas como por practicantes de la medicina moderna. Kampo es originario de China y se basa en la fitoterapia de China (MEDICINA TRADICIONAL CHINA).
Descritor em francês: Médecine kampo
Código(s) hierárquico(s): E02.190.488.585.600
I01.076.201.450.654.558.600
MT1.388.585.600.600
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D020835
Nota de escopo: Kampo significa literalmente Método Han, referindo-se ao sistema fitoterápico da China que se desenvolveu durante a dinastia Han. Kampo representa, portanto, a abordagem japonesa à Medicina Tradicional Chinesa, adaptada à sua cultura desde o século VII. Baseada em métodos chineses, como acupuntura, moxabustão, fitoterapia e terapia alimentar, difere da prática da fitoterapia chinesa na China continental principalmente por se basear em uma coleção central diferente de fórmulas fitoterápicas importantes e em um grupo um pouco diferente de ervas primárias. Kampo enfatiza a prática sobre a teoria e foca no diagnóstico e tratamento baseado no conceito de ‘Sho’, que são os sintomas do paciente em um determinado momento. O tratamento é realizado através de fórmulas fitoterápicas específicas correspondentes a cada ‘Sho’, que é o paciente com sintomas em determinado momento reconhecidos em termos de QI (bem-estar, energia, doença, vigor), sangue e água; as oito categorias (Yin-Yang, hipofunção e hiperfunção, calor e frio, superfícies e interior); as cinco vísceras parenquimatosas; e os seis estágios da doença.
Nota de indexação: coord com MEDICAMENTOS DE ERVAS CHINESAS ou MATÉRIA MÉDICA se pertinente; MEDICINA TRADICIONAL CHINESA também está disponível
Qualificadores permitidos: AE efeitos adversos
EC economia
HI história
IS instrumentação
MT métodos
PX psicologia
SN estatística & dados numéricos
ST normas
TD tendências
Veja também os descritores: Medicina Tradicional Chinesa MeSH
Identificador DeCS: 34532
ID do descritor: D020835
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2000
Data de entrada: 03/11/1999
Data de revisão: 29/06/2018
Medicina Kampo - Conceito preferido
Identificador do conceito M0328574
Nota de escopo Kampo significa literalmente Método Han, referindo-se ao sistema fitoterápico da China que se desenvolveu durante a dinastia Han. Kampo representa, portanto, a abordagem japonesa à Medicina Tradicional Chinesa, adaptada à sua cultura desde o século VII. Baseada em métodos chineses, como acupuntura, moxabustão, fitoterapia e terapia alimentar, difere da prática da fitoterapia chinesa na China continental principalmente por se basear em uma coleção central diferente de fórmulas fitoterápicas importantes e em um grupo um pouco diferente de ervas primárias. Kampo enfatiza a prática sobre a teoria e foca no diagnóstico e tratamento baseado no conceito de ‘Sho’, que são os sintomas do paciente em um determinado momento. O tratamento é realizado através de fórmulas fitoterápicas específicas correspondentes a cada ‘Sho’, que é o paciente com sintomas em determinado momento reconhecidos em termos de QI (bem-estar, energia, doença, vigor), sangue e água; as oito categorias (Yin-Yang, hipofunção e hiperfunção, calor e frio, superfícies e interior); as cinco vísceras parenquimatosas; e os seis estágios da doença.
Termo preferido Medicina Kampo



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa