Pesquisa
Descritor em português: Planos de Emergência
Descritor em inglês: Emergency Plans
Descritor em espanhol: Planes de Emergencia
Descritor planes de emergencia
Nota de escopo: Planes realizados para controlar o minimizar los posibles efectos de un desastre, basados en EVALUACIÓN del RIESGO, la disponibilidad de recursos materiales o humanos, la PREPARACIÓN comunitaria y la CAPACIDAD DE RESPUESTA local e internacional, etc.
Descritor em francês: Plans d'Urgence
Termo(s) alternativo(s): Plano de Emergência
Código(s) hierárquico(s): SP8.570.498.526.628.660
SP8.570.747.231.664
Nota de escopo: Planejamento realizado para controlar e minimizar os efeitos previsíveis de um desastre específico. O planejamento se inicia com um "Estudo de Situação" que deve considerar as seguintes variáveis: 1. avaliação do perigo de desastres; 2. avaliação da vulnerabilidade do desastre; 3. avaliação do risco; 4. previsão dos danos; 5. avaliação dos meios disponíveis; 6. estudo da variável tempo; 7. estabelecimento de uma "hipótese de planejamento", após conclusão do estudo da situação; 8. estabelecimento da necessidade de recursos externos, após comparação das necessidades com as possibilidades (recursos disponíveis); 9. levantamento, comparação e definição da melhor linha de ação para a solução do problema; aperfeiçoamento e, em seguida, a implantação do programa de preparação do enfrentamento do desastre; 10. definição das missões das instutições e equipes de atuação e programação de "exercícios simulados", que servirão para testar o desempenho das equipes e aperfeiçoar o planejamento (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Veja também os descritores: Estado de Alerta em Emergências DeCS
Planejamento em Desastres MeSH
Identificador DeCS: 34635
ID do descritor: DDCS034635
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Planos de Emergência - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00060534
Nota de escopo Planejamento realizado para controlar e minimizar os efeitos previsíveis de um desastre específico. O planejamento se inicia com um "Estudo de Situação" que deve considerar as seguintes variáveis: 1. avaliação do perigo de desastres; 2. avaliação da vulnerabilidade do desastre; 3. avaliação do risco; 4. previsão dos danos; 5. avaliação dos meios disponíveis; 6. estudo da variável tempo; 7. estabelecimento de uma "hipótese de planejamento", após conclusão do estudo da situação; 8. estabelecimento da necessidade de recursos externos, após comparação das necessidades com as possibilidades (recursos disponíveis); 9. levantamento, comparação e definição da melhor linha de ação para a solução do problema; aperfeiçoamento e, em seguida, a implantação do programa de preparação do enfrentamento do desastre; 10. definição das missões das instutições e equipes de atuação e programação de "exercícios simulados", que servirão para testar o desempenho das equipes e aperfeiçoar o planejamento (Material III - Ministério da Ação Social, Brasília, 1992)
Termo preferido Planos de Emergência
Termo(s) alternativo(s) Plano de Emergência



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa