Pesquisa
Descritor em português: Sítios Frágeis do Cromossomo
Descritor em inglês: Chromosome Fragile Sites
Descritor em espanhol: Sitios Frágiles del Cromosoma
Descritor sitios frágiles de los cromosomas
Termo(s) alternativo(s) sítios cromosómicos frágiles
sítios frágiles cromosómicos
Nota de escopo: Loci específicos que se muestran durante la CARIOTIPIFICACIÓN como una brecha (tramo no condensado a mayor aumento) en un brazo de la CROMÁTIDE después de cultivar las células en condiciones específicas. Estos sitios se asocian con un aumento de la FRAGILIDAD CROMOSÓMICA. Se clasifican como frecuentes o raros, y según las condiciones específicas de cultivo en las que se desarrollan. Los loci de los sitios frágiles se denominan con las "FRA" seguidas por una designación del cromosoma específico y una letra que se refiere al sitio frágil de ese cromosoma (p. ej., FRAXA se refiere al sitio frágil A en el cromosoma X. Es un sitio frágil, raro y sensible al ácido fólico que se asocia al SÍNDROME DEL CROMOSOMA X FRÁGIL).
Descritor em francês: Sites fragiles de chromosome
Termo(s) alternativo(s): Sítios Cromossômicos Frágeis
Sítios Frágeis Cromossômicos
Código(s) hierárquico(s): G05.360.340.024.189.610
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D043283
Nota de escopo: Locais específicos que se mostram durante a CARIOTIPAGEM como um intervalo (um trecho descondensado quando visto de perto) em um braço da CROMÁTIDE após a cultura de células sob condições específicas. Estes sítios estão associados com um aumento da FRAGILIDADE CROMOSSÔMICA. São classificados como frequentes ou raros, e pelas condições específicas da cultura em que se desenvolvem. Os sítios frágeis dos cromossomos são rotulados com as letras "FRA" seguidas por uma designação específica para o cromossomo e uma letra que designa o sítio frágil desse cromossomo (ex., FRAXA refere-se ao sítio frágil A no cromossomo X. É um sítio frágil raro, sensível ao ácido fólico associado com a SÍNDROME DO CROMOSSOMO X FRÁGIL).
Qualificadores permitidos: DE efeitos dos fármacos
ES ética
GE genética
IM imunologia
PH fisiologia
RE efeitos da radiação
Veja também os descritores: Expansão das Repetições de DNA MeSH
Fragilidade Cromossômica MeSH
Síndrome do Cromossomo X Frágil MeSH
Identificador DeCS: 38395
ID do descritor: D043283
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2004
Data de entrada: 09/07/2003
Data de revisão: 09/07/2013
Sítios Frágeis do Cromossomo - Conceito preferido
Identificador do conceito M0004412
Nota de escopo Locais específicos que se mostram durante a CARIOTIPAGEM como um intervalo (um trecho descondensado quando visto de perto) em um braço da CROMÁTIDE após a cultura de células sob condições específicas. Estes sítios estão associados com um aumento da FRAGILIDADE CROMOSSÔMICA. São classificados como frequentes ou raros, e pelas condições específicas da cultura em que se desenvolvem. Os sítios frágeis dos cromossomos são rotulados com as letras "FRA" seguidas por uma designação específica para o cromossomo e uma letra que designa o sítio frágil desse cromossomo (ex., FRAXA refere-se ao sítio frágil A no cromossomo X. É um sítio frágil raro, sensível ao ácido fólico associado com a SÍNDROME DO CROMOSSOMO X FRÁGIL).
Termo preferido Sítios Frágeis do Cromossomo
Termo(s) alternativo(s) Sítios Cromossômicos Frágeis
Sítios Frágeis Cromossômicos



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa