Pesquisa
Descritor em português: Microscopia Nuclear
Descritor em inglês: Nuclear Microscopy
Descritor em espanhol: Microscopía Nuclear
Descritor microscopía nuclear
Nota de escopo: Método de obtención simultánea de imágenes y mediciones de elementos de tamaño submicrométrico. La microscopía nuclear emplea haces de iones focalizados de alta energía, de PROTONES y PARTÍCULAS ALFA (microsonda nuclear) para interaccionar con la muestra. Las radiaciones emitidas se analizan simultáneamente con un conjunto de técnicas: ESPECTROMETRÍA POR EMISIÓN DE RAYOS X INDUCIDOS POR PARTÍCULAS para la identificación de elementos menores y traza, espectroscopia de retrodispersión de Rutherford para valorar el espesor de la muestra y elementos básicos como carbono, hidrógeno, oxígeno y nitrógeno y microscopía iónica de transmisión de barrido para valorar la estructura y densidad de la muestra.
Descritor em francês: Microscopie nucléaire
Código(s) hierárquico(s): E01.370.350.515.744
E05.595.744
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D062345
Nota de escopo: Método simultâneo de imagem e de medida de elementos no nível submicrônico. A microscopia nuclear usa um feixe iônico de PRÓTONS e PARTÍCULAS ALFA de alta energia (uma sonda nuclear) para interagir com a amostra. As radiações resultantes emitidas são analisadas por um grupo de técnicas simultaneamente: espectrometria de emissão de partícula induzida por raios X (ver ESPECTROMETRIA POR RAIOS X) para identificação e rastreamento de elementos; espectroscopia de retrodispersão de Rutherford para se obter a espessura da amostra e elementos como carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio; e microscopia iônica de transmissão e varredura para se obter a estrutura e densidade da amostra.
Qualificadores permitidos: CL classificação
EC economia
ES ética
HI história
IS instrumentação
MT métodos
SN estatística & dados numéricos
ST normas
TD tendências
VE veterinária
Veja também os descritores: Microanálise por Sonda Eletrônica MeSH
Identificador DeCS: 55013
ID do descritor: D062345
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2013
Data de entrada: 03/07/2012
Microscopia Nuclear - Conceito preferido
Identificador do conceito M0562610
Nota de escopo Método simultâneo de imagem e de medida de elementos no nível submicrônico. A microscopia nuclear usa um feixe iônico de PRÓTONS e PARTÍCULAS ALFA de alta energia (uma sonda nuclear) para interagir com a amostra. As radiações resultantes emitidas são analisadas por um grupo de técnicas simultaneamente: espectrometria de emissão de partícula induzida por raios X (ver ESPECTROMETRIA POR RAIOS X) para identificação e rastreamento de elementos; espectroscopia de retrodispersão de Rutherford para se obter a espessura da amostra e elementos como carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio; e microscopia iônica de transmissão e varredura para se obter a estrutura e densidade da amostra.
Termo preferido Microscopia Nuclear



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa