Pesquisa
Descritor em português: Transtorno de Aprendizagem Específico
Descritor em inglês: Specific Learning Disorder
Descritor em espanhol: Trastorno Específico de Aprendizaje
Descritor trastorno específico del aprendizaje
Nota de escopo: Diagnosticado cuando hay déficits específicos en la capacidad de un individuo para percibir o procesar la información de manera eficiente y precisa. Este trastorno se manifiesta por primera vez durante los años de educación formal y se caracteriza por las dificultades persistentes con el aprendizaje de las habilidades académicas fundamentales en lectura, escritura y / o matemáticas. El desempeño del individuo de las habilidades académicas afectadas es muy por debajo de la media para la edad, o los niveles de desempeño aceptables se logra sólo con un esfuerzo extraordinario. Trastorno del aprendizaje específico puede ocurrir en individuos identificados como dotados intelectualmente y se manifiestan sólo cuando las demandas de aprendizaje o procedimientos de evaluación (por ejemplo, pruebas cronometradas) plantean barreras que no se pueden superar por su inteligencia innata y estrategias compensatorias. Para todas las personas, el trastorno de aprendizaje específica puede producir alteraciones de toda la vida en actividades depende de las habilidades, incluyendo el desempeño ocupacional. (DSM-V)
Descritor em francês: Trouble spécifique d'apprentissage
Termo(s) alternativo(s): Distúrbio Específico de Aprendizado
Distúrbio Específico de Aprendizagem
Distúrbio de Aprendizado Específico
Distúrbio de Aprendizagem Específico
Transtorno Específico de Aprendizado
Transtorno Específico de Aprendizagem
Transtorno de Aprendizado Específico
Código(s) hierárquico(s): C10.597.606.150.550.700
C23.888.592.604.150.550.700
F03.625.374.188.700
F03.625.562.700
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D000067559
Nota de escopo: Distúrbio diagnosticado quando há deficiências na capacidade de um indivíduo em perceber e processar informação de modo eficiente e preciso. Este distúrbio se manifesta primeiramente durante os anos de escola formal e é caracterizado por dificuldades persistentes que prejudicam o aprendizado acadêmico de leitura, escrita e matemática. O desempenho individual nas competências acadêmicas afetadas fica bem abaixo da média para a idade ou níveis de desempenho aceitáveis são alcançados apenas com esforço extraordinário. O TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICO pode ocorrer em indivíduos identificados como superdotados intelectualmente e se manifesta somente quando as demandas de aprendizagem ou procedimentos de avaliação (como por exemplo, testes cronometrados) impõem barreiras que não podem ser transpostas por sua inteligência inata e por estratégias compensatórias. Para todos os indivíduos, o transtorno de aprendizagem específico pode acarretar em prejuízos para toda a vida em atividades que dependam destas habilidades, inclusive nas ocupacionais. (Tradução livre do original: DSM-V)
Qualificadores permitidos: BL sangue
CF líquido cefalorraquidiano
CI induzido quimicamente
CL classificação
CO complicações
DG diagnóstico por imagem
DH dietoterapia
DI diagnóstico
DT tratamento farmacológico
EC economia
EH etnologia
EN enzimologia
EP epidemiologia
ET etiologia
GE genética
HI história
IM imunologia
ME metabolismo
MI microbiologia
MO mortalidade
NU enfermagem
PA patologia
PC prevenção & controle
PP fisiopatologia
PS parasitologia
PX psicologia
RH reabilitação
SU cirurgia
TH terapia
UR urina
VI virologia
Identificador DeCS: 56100
ID do descritor: D000067559
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2016
Data de entrada: 01/07/2015
Data de revisão: 10/02/2015
Transtorno de Aprendizagem Específico - Conceito preferido
Identificador do conceito M000600172
Nota de escopo Distúrbio diagnosticado quando há deficiências na capacidade de um indivíduo em perceber e processar informação de modo eficiente e preciso. Este distúrbio se manifesta primeiramente durante os anos de escola formal e é caracterizado por dificuldades persistentes que prejudicam o aprendizado acadêmico de leitura, escrita e matemática. O desempenho individual nas competências acadêmicas afetadas fica bem abaixo da média para a idade ou níveis de desempenho aceitáveis são alcançados apenas com esforço extraordinário. O TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICO pode ocorrer em indivíduos identificados como superdotados intelectualmente e se manifesta somente quando as demandas de aprendizagem ou procedimentos de avaliação (como por exemplo, testes cronometrados) impõem barreiras que não podem ser transpostas por sua inteligência inata e por estratégias compensatórias. Para todos os indivíduos, o transtorno de aprendizagem específico pode acarretar em prejuízos para toda a vida em atividades que dependam destas habilidades, inclusive nas ocupacionais. (Tradução livre do original: DSM-V)
Termo preferido Transtorno de Aprendizagem Específico
Termo(s) alternativo(s) Distúrbio Específico de Aprendizado
Distúrbio Específico de Aprendizagem
Distúrbio de Aprendizado Específico
Distúrbio de Aprendizagem Específico
Transtorno Específico de Aprendizado
Transtorno Específico de Aprendizagem
Transtorno de Aprendizado Específico



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa