Pesquisa
Descritor em português: Domínio Discoidina
Descritor em inglês: Discoidin Domain
Descritor em espanhol: Dominio Discoidina
Descritor dominio discoidina
Nota de escopo: Dominio proteico originalmente identificado en las DISCOIDINAS. Está presente en un conjunto de proteínas no relacionadas entre sí de los organismos multicelulares, donde reconocen diferentes ligandos con funciones celulares características. Estructuralmente consisten en dos láminas beta antiparalelas que forman una configuración en "rollo de gelatina" estabilizada por dos uniones intramoleculares disulfuro. Las diferencias de secuencia dentro de este módulo determinan la especificidad de ligando; en los RECEPTORES DEL DOMINIO DISCOIDINA se une al COLÁGENO FIBRILAR y al COLÁGENO NO FIBRILAR.
Descritor em francês: Domaine discoïdine
Termo(s) alternativo(s): Domínios Discoidina
Código(s) hierárquico(s): G02.111.570.820.709.275.750.219
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D000070822
Nota de escopo: Domínio proteico originalmente identificado em DISCOIDINAS, Ocorre em uma variedade de proteínas não relacionadas em organismos multicelulares, onde reconhece diferentes ligantes com funções biológicas distintas. Estruturalmente, consiste de duas pregas beta antiparalelas que formam uma configuração em rocambole estabilizada por duas ligações dissulfídicas intramoleculares. Diferenças na sequência dentro desse módulo determinam a especificidade do ligante; nos RECEPTORES DO DOMÍNIO DE DISCOIDINA, liga-se a COLÁGENOS FIBRILARES e COLÁGENOS NÃO FIBRILARES.
Qualificadores permitidos: DE efeitos dos fármacos
GE genética
IM imunologia
PH fisiologia
RE efeitos da radiação
Identificador DeCS: 56738
ID do descritor: D000070822
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2017
Data de entrada: 08/07/2016
Data de revisão: 09/05/2016
Domínio Discoidina - Conceito preferido
Identificador do conceito M000612305
Nota de escopo Domínio proteico originalmente identificado em DISCOIDINAS, Ocorre em uma variedade de proteínas não relacionadas em organismos multicelulares, onde reconhece diferentes ligantes com funções biológicas distintas. Estruturalmente, consiste de duas pregas beta antiparalelas que formam uma configuração em rocambole estabilizada por duas ligações dissulfídicas intramoleculares. Diferenças na sequência dentro desse módulo determinam a especificidade do ligante; nos RECEPTORES DO DOMÍNIO DE DISCOIDINA, liga-se a COLÁGENOS FIBRILARES e COLÁGENOS NÃO FIBRILARES.
Termo preferido Domínio Discoidina
Termo(s) alternativo(s) Domínios Discoidina



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa