Pesquisa
Descritor em português: Acreditação
Descritor em inglês: Accreditation
Descritor em espanhol: Acreditación
Descritor em francês: Agrément
Termo(s) alternativo(s): Acreditações
Código(s) hierárquico(s): N03.706.110.070
N05.700.200.100
SP4.122.006.057.468
SP9.080.010
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D000068
Nota de escopo: Certificação do cumprimento de padrões estabelecidos por organizações não governamentais solicitada voluntariamente e que se aplica a instalações, instituições ou programas por iniciativa própria (NLM). É o mais difundido internacionalmente, dos métodos de avaliação externa por pares no campo da saúde. Se define como um procedimento de avaliação integral (sistêmico) da qualidade, que procura abranger os aspectos de estrutura, processo e resultados. É voluntário, confidencial, periódico, baseado em padrões (estândares) previamente conhecidos e executado por uma entidade independente do estabelecimento avaliado. (Fonte: Manual Brasileiro de Acreditação. Glossário e Termos Técnicos. Disponível em http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/acreditacao/manual/glossario.pdf)
Nota de indexação: pela profissão; não confunda com LICENCIAMENTO (pelo estado) (NLM); ACREDITAÇÃO HOSPITALAR e ACREDITAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE estão disponíveis
Qualificadores permitidos: CL classificação
EC economia
ES ética
HI história
LJ legislação & jurisprudência
MT métodos
OG organização & administração
SN estatística & dados numéricos
ST normas
TD tendências
Veja também os descritores: Certificação MeSH
Licenciamento MeSH
Identificador DeCS: 72
ID do descritor: D000068
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1966
Data de entrada: 01/01/1999
Data de revisão: 03/06/1994
Acreditação - Conceito preferido
Identificador do conceito M0000097
Nota de escopo Certificação do cumprimento de padrões estabelecidos por organizações não governamentais solicitada voluntariamente e que se aplica a instalações, instituições ou programas por iniciativa própria (NLM). É o mais difundido internacionalmente, dos métodos de avaliação externa por pares no campo da saúde. Se define como um procedimento de avaliação integral (sistêmico) da qualidade, que procura abranger os aspectos de estrutura, processo e resultados. É voluntário, confidencial, periódico, baseado em padrões (estândares) previamente conhecidos e executado por uma entidade independente do estabelecimento avaliado. (Fonte: Manual Brasileiro de Acreditação. Glossário e Termos Técnicos. Disponível em http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/acreditacao/manual/glossario.pdf)
Termo preferido Acreditação
Termo(s) alternativo(s) Acreditações



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa