Pesquisa
Descritor em português: Ciclização de Substratos
Descritor em inglês: Substrate Cycling
Descritor em espanhol: Ciclo del Sustrato
Descritor ciclación de sustratos
Termo(s) alternativo(s) ciclación fútil
Nota de escopo: Conjunto de reacciones desequilibradas de oposición, catalizadas por diversos enzimas que actúan simultáneamente con, al menos, una de las reacciones impulsadas por la hidrólisis de ATP. Los resultados del ciclo son que la energía del ATP se agota, produciéndose calor, sin obtenerse ninguna conversión neta de sustrato a producto. Como ejemplos de ciclos de sustrato tenemos el ciclo de las vías de gluconeogénesis y glicólisis, y las vías de triglicéridos y ácidos grasos. Las tasas de los ciclos de sustratos pueden incrementarse en muchas veces cuando se asocian a estados hipermetabólicos resultantes de quemaduras graves, exposición al frío, hipertiroidismo, o ejercicio agudo.
Descritor em francês: Recyclage du substrat
Termo(s) alternativo(s): Ciclização Fútil
Código(s) hierárquico(s): G02.111.833
G03.295.835
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D015219
Nota de escopo: Conjunto de reações opostas, de não equilíbrio catalisadas por enzimas diferentes que agem simultaneamente, com pelo menos uma das reações dirigidas pela hidrólise de ATP. Os resultados dos ciclos são que a energia do ATP é esgotada, calor é produzido e nenhuma conversão líquida substrato-produto é obtida. Exemplos de ciclização de substrato são a ciclização da gliconeogênese e das vias glicolíticas, e a ciclização de triglicerídeos e das vias dos ácidos graxos. As velocidades de ciclização de substratos podem ser aumentadas muitas vezes em associação com estados hipermetabólicos resultantes de queimaduras severas, exposição ao frio, hipertireoidismo ou exercício agudo.
Nota de indexação: restringido a atividade enzimática; quase nunca primário; coord como secundário com enzima específica (como primário)
Qualificadores permitidos: DE efeitos dos fármacos
GE genética
IM imunologia
PH fisiologia
RE efeitos da radiação
Identificador DeCS: 23842
ID do descritor: D015219
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1989
Data de entrada: 11/05/1988
Data de revisão: 01/07/2016
Ciclização de Substratos - Conceito preferido
Identificador do conceito M0023381
Nota de escopo Conjunto de reações opostas, de não equilíbrio catalisadas por enzimas diferentes que agem simultaneamente, com pelo menos uma das reações dirigidas pela hidrólise de ATP. Os resultados dos ciclos são que a energia do ATP é esgotada, calor é produzido e nenhuma conversão líquida substrato-produto é obtida. Exemplos de ciclização de substrato são a ciclização da gliconeogênese e das vias glicolíticas, e a ciclização de triglicerídeos e das vias dos ácidos graxos. As velocidades de ciclização de substratos podem ser aumentadas muitas vezes em associação com estados hipermetabólicos resultantes de queimaduras severas, exposição ao frio, hipertireoidismo ou exercício agudo.
Termo preferido Ciclização de Substratos
Ciclização Fútil - Mais específico
Identificador do conceito M0023382
Termo preferido Ciclização Fútil



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa