Pesquisa
Descritor em português: Transdução de Sinais
Descritor em inglês: Signal Transduction
Descritor em espanhol: Transducción de Señal
Descritor transducción de señales
Termo(s) alternativo(s) señalización celular
sistema de transducción de Señal
sistemas de transducción de Señal
sistemas de transducción de Señales
transducción de señal
transducción de señal mediada por receptor
transducción de señales mediada por receptores
vías de señalización
vías de transducción de señales
Nota de escopo: Transferencia intracelular de información (activación/inhibición biológica) a través de una vía de señalización. En cada sistema de transducción de señales, media una señal de activación/inhibición procedente de una molécula biológica activa (hormona, neurotransmisor) merced al acoplamiento de un receptor/enzima a un segundo sistema mensajero o a un canal iónico. La transducción de señales juega un papel importante en las funciones de activación celular, en la diferenciación celular, y en la proliferación celular. Como ejemplos de sistema de transducción de señal tenemos el sistema del ACIDO GAMMA-AMINOBUTÍRICO-receptor postsináptico-canal iónico de calcio, la vía de activación del receptor mediado por las células T, y el receptor que media la activación de fosfolipasas. Los relacionados con la despolarización de la membrana o la liberación intracelular de calcio incluyen el receptor que media la activación de funciones citotóxicas en los granulocitos y la potenciación sináptica de la activación de proteincinasa. Algunas vías de transducción de señal pueden formar parte de vías de transducción de señal más amplias, por ejemplo: la activación de proteincinasa forma parte de la vía de activación de señal de las plaquetas.
Descritor em francês: Transduction du signal
Termo(s) alternativo(s): Sinalização Celular
Sistema de Transdução de Sinal
Sistemas de Transdução de Sinais
Sistemas de Transdução de Sinal
Transdução de Sinais Mediada por Receptores
Transdução de Sinal
Transdução de Sinal Mediada por Receptor
Vias de Sinalização
Vias de Transdução de Sinais
Código(s) hierárquico(s): G02.111.820
G04.835
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D015398
Nota de escopo: Transferência intracelular de informação (ativação/inibição biológica) através de uma via de sinalização. Em cada sistema de transdução de sinal, um sinal de ativação/inibição proveniente de uma molécula biologicamente ativa (hormônio, neurotransmissor) é mediado, via acoplamento de um receptor/enzima, a um sistema de segundo mensageiro ou a um canal iônico. A transdução de sinais desempenha um papel importante na ativação de funções celulares, bem como de diferenciação e proliferação das mesmas. São exemplos de sistemas de transdução de sinal: o sistema do receptor pós-sináptico do canal de cálcio ÁCIDO GAMA-AMINOBUTÍRICO, a via de ativação da célula T mediada pelo receptor e a ativação de fosfolipases mediada por receptor. Estes sistemas acoplados à despolarização da membrana ou liberação de cálcio intracelular incluem a ativação mediada pelo receptor das funções citotóxicas dos granulócitos e a potencialização sináptica da ativação da proteína quinase. Algumas vias de transdução de sinal podem ser parte de um sistema de transdução muito maior, como por exemplo, a ativação da proteína quinase faz parte da via de sinalização da ativação plaquetária.
Qualificadores permitidos: DE efeitos dos fármacos
GE genética
IM imunologia
PH fisiologia
RE efeitos da radiação
Veja também os descritores: Canais Iônicos MeSH
Identificador DeCS: 23827
ID do descritor: D015398
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1989
Data de entrada: 06/06/1988
Data de revisão: 05/07/2019
Transdução de Sinais - Conceito preferido
Identificador do conceito M0023729
Nota de escopo Transferência intracelular de informação (ativação/inibição biológica) através de uma via de sinalização. Em cada sistema de transdução de sinal, um sinal de ativação/inibição proveniente de uma molécula biologicamente ativa (hormônio, neurotransmissor) é mediado, via acoplamento de um receptor/enzima, a um sistema de segundo mensageiro ou a um canal iônico. A transdução de sinais desempenha um papel importante na ativação de funções celulares, bem como de diferenciação e proliferação das mesmas. São exemplos de sistemas de transdução de sinal: o sistema do receptor pós-sináptico do canal de cálcio ÁCIDO GAMA-AMINOBUTÍRICO, a via de ativação da célula T mediada pelo receptor e a ativação de fosfolipases mediada por receptor. Estes sistemas acoplados à despolarização da membrana ou liberação de cálcio intracelular incluem a ativação mediada pelo receptor das funções citotóxicas dos granulócitos e a potencialização sináptica da ativação da proteína quinase. Algumas vias de transdução de sinal podem ser parte de um sistema de transdução muito maior, como por exemplo, a ativação da proteína quinase faz parte da via de sinalização da ativação plaquetária.
Termo preferido Transdução de Sinais
Termo(s) alternativo(s) Sinalização Celular
Sistema de Transdução de Sinal
Sistemas de Transdução de Sinais
Sistemas de Transdução de Sinal
Transdução de Sinal
Vias de Sinalização - Mais específico
Identificador do conceito M0023728
Termo preferido Vias de Sinalização
Vias de Transdução de Sinais - Mais específico
Identificador do conceito M0023730
Termo preferido Vias de Transdução de Sinais
Transdução de Sinais Mediada por Receptores - Mais específico
Identificador do conceito M0023727
Termo preferido Transdução de Sinais Mediada por Receptores
Termo(s) alternativo(s) Transdução de Sinal Mediada por Receptor



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa