Pesquisa
Descritor em português: Processos Fototróficos
Descritor em inglês: Phototrophic Processes
Descritor em espanhol: Procesos Fototróficos
Descritor procesos fotótrofos
Termo(s) alternativo(s) fototrofía
procesos fototróficos
Nota de escopo: Procesos por los que los organismos fotótrofos utilizan la luz solar como fuente principal de energía. Contrasta con los procesos quimiótrofos que no dependen de la luz y obtienen la energía de fuentes químicas exógenas. La fotoautotrofia (o fotolitotrofia) es la capacidad de utilizar la luz solar como energía para fijar los nutrientes inorgánicos que se tienen que utilizar para satisfacer otras necesidades orgánicas. Entre los fotoautótrofos se encuentran las PLANTAS VERDES, las ALGAS VERDES, las CYANOBACTERIAS, las bacterias verdes y las BACTERIAS PÚRPURA SULFUROSAS. Los fotoheterótrofos o fotoorganótrofos requieren un aporte de nutrientes orgánicos para satisfacer sus necesidades orgánicas, pero utilizan la luz solar como fuente principal de energía, como por ejemplo: determinadas BACTERIAS PÚRPURA NO SULFUROSAS. Dependiendo de las condiciones ambientales, algunos organismos pueden alternar entre diferentes modos nutricionales (AUTOTROFÍA, HETEROTROFÍA, quimiotrofía, fototrofía) para utilizar diferentes fuentes que satisfagas sus necesidades nutricionales y energéticas.
Descritor em francês: Processus phototrophes
Código(s) hierárquico(s): G02.111.669
G03.800
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D052817
Nota de escopo: Processos pelos quais os organismos fototróficos utilizam a energia solar como fonte de energia primária. Diferem dos processos quimiotróficos que não dependem da luz e funcionam derivando a energia de fontes químicas exógenas. A fotoautotrofia (ou fotolitotrofia) é a capacidade de utilizar a luz solar como energia para fixar nutrientes inorgânicos a serem utilizados em outras necessidades orgânicas. Os fotoautótrofos incluem todas as PLANTAS VERDES, ALGAS VERDES, CIANOBACTÉRIAS e as bactérias verdes e as BACTÉRIAS NÃO SULFUROSAS PÚRPURAS. Os foto-heterótrofos ou fotorganotróficos requerem um suprimento de nutrientes orgânicos para suas necessidades orgânicas, mas utilizam luz solar como fonte de sua energia primária. Os exemplos incluem algumas BACTÉRIAS NÃO SULFUROSAS PÚRPURAS. Dependendo das condições ambientais, alguns organismos podem alternar entre os diferentes tipos de nutrição (PROCESSOS AUTOTRÓFICOS, PROCESSOS HETEROTRÓFICOS, processos quimiotróficos ou processos fototróficos) para usar diferentes fontes para suprir suas necessidades nutricionais e energéticas.
Nota de indexação: distinguir de FOTOTROPISMO
Qualificadores permitidos: DE efeitos dos fármacos
GE genética
IM imunologia
PH fisiologia
RE efeitos da radiação
Veja também os descritores: Crescimento Quimioautotrófico MeSH
Fenômenos Fisiológicos da Nutrição MeSH
Processos Autotróficos MeSH
Processos Heterotróficos MeSH
Identificador DeCS: 52486
ID do descritor: D052817
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2007
Data de entrada: 05/07/2006
Data de revisão: 23/06/2016
Processos Fototróficos - Conceito preferido
Identificador do conceito M0489559
Nota de escopo Processos pelos quais os organismos fototróficos utilizam a energia solar como fonte de energia primária. Diferem dos processos quimiotróficos que não dependem da luz e funcionam derivando a energia de fontes químicas exógenas. A fotoautotrofia (ou fotolitotrofia) é a capacidade de utilizar a luz solar como energia para fixar nutrientes inorgânicos a serem utilizados em outras necessidades orgânicas. Os fotoautótrofos incluem todas as PLANTAS VERDES, ALGAS VERDES, CIANOBACTÉRIAS e as bactérias verdes e as BACTÉRIAS NÃO SULFUROSAS PÚRPURAS. Os foto-heterótrofos ou fotorganotróficos requerem um suprimento de nutrientes orgânicos para suas necessidades orgânicas, mas utilizam luz solar como fonte de sua energia primária. Os exemplos incluem algumas BACTÉRIAS NÃO SULFUROSAS PÚRPURAS. Dependendo das condições ambientais, alguns organismos podem alternar entre os diferentes tipos de nutrição (PROCESSOS AUTOTRÓFICOS, PROCESSOS HETEROTRÓFICOS, processos quimiotróficos ou processos fototróficos) para usar diferentes fontes para suprir suas necessidades nutricionais e energéticas.
Termo preferido Processos Fototróficos



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa