Pesquisa
Descritor em português: Direitos Socioeconômicos
Descritor em inglês: Socioeconomic Rights
Descritor em espanhol: Derechos Socioeconómicos
Descritor derechos socioeconómicos
Termo(s) alternativo(s) derechos económicos, sociales y culturales
Nota de escopo: Los derechos económicos, sociales y culturales (siglas DESC) son los derechos humanos socioeconómicos, que se diferencian de los derechos civiles y políticos. Los derechos económicos, sociales y culturales se incluyen en la Declaración Universal de los Derechos Humanos de 1948 (DUDH) y se desarrolla su protección en el Pacto Internacional de Derechos Económicos, Sociales y Culturales (PIDESC) de 1966. (Fuente: https://es.wikipedia.org/wiki/Derechos_econ%C3%B3micos,_sociales_y_culturales)
Descritor em francês: Droits Socioéconomiques
Termo(s) alternativo(s): Direitos Econômicos, Sociais e Culturais
Código(s) hierárquico(s): SP9.242.315.766
Nota de escopo: Os direitos econômicos, sociais e culturais são direitos humanos socioeconômicos, como o direito à educação, o direito à habitação, o direito a um padrão de vida adequado, o direito à saúde e o direito à ciência e à cultura. Os direitos econômicos, sociais e culturais são reconhecidos e protegidos em instrumentos internacionais e regionais de direitos humanos. Os Estados-Membros têm a obrigação legal de respeitar, proteger e cumprir os direitos econômicos, sociais e culturais e devem levar a "ação progressiva" para a sua realização. (Tradução livre do original: https://en.wikipedia.org/wiki/Economic,_social_and_cultural_rights)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 57363
ID do descritor: DDCS057363
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Direitos Socioeconômicos - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00062064
Nota de escopo Os direitos econômicos, sociais e culturais são direitos humanos socioeconômicos, como o direito à educação, o direito à habitação, o direito a um padrão de vida adequado, o direito à saúde e o direito à ciência e à cultura. Os direitos econômicos, sociais e culturais são reconhecidos e protegidos em instrumentos internacionais e regionais de direitos humanos. Os Estados-Membros têm a obrigação legal de respeitar, proteger e cumprir os direitos econômicos, sociais e culturais e devem levar a "ação progressiva" para a sua realização. (Tradução livre do original: https://en.wikipedia.org/wiki/Economic,_social_and_cultural_rights)
Termo preferido Direitos Socioeconômicos
Termo(s) alternativo(s) Direitos Econômicos, Sociais e Culturais



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa