Pesquisa
Descritor em português: Equidade de Gênero
Descritor em inglês: Gender Equity
Descritor em espanhol: Equidad de Género
Descritor em francês: Équité des Genres
Termo(s) alternativo(s): Equidade Sexual
Equidade de Gênero em Saúde
Equidade de Gênero na Saúde
Equidade de Sexo
Equidade entre Gêneros
Equidade entre Sexos
Equidade entre os Gêneros
Equidade entre os Sexos
Igualdade Sexual
Igualdade de Gênero
Igualdade de Gênero na Saúde
Igualdade de Gêneros
Igualdade de Sexo
Igualdade de Sexos
Igualdade entre Gêneros
Igualdade entre Sexos
Igualdade entre os Gêneros
Igualdade entre os Sexos
Igualitarismo de Gênero
Paridade de Gênero em Saúde
Código(s) hierárquico(s): F01.145.813.550.312
I01.880.302
SP3.001.050.010
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D000084803
Nota de escopo: 1. Equidade de tratamento para homens e mulheres de acordo com suas respectivas necessidades. Isso pode incluir tratamento igual ou diferente, mas considerado equivalente em termos de direitos, benefícios, obrigações e oportunidades. (Tradução livre do original: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) 2. Mais do que a igualdade formal de oportunidades, a equidade de gênero refere-se às diferentes necessidades, preferências e interesses de mulheres e homens. Isso pode significar que é necessário um tratamento diferente para garantir a igualdade de oportunidades. Isso é muitas vezes referido como igualdade substantiva (ou igualdade de resultados) e exige considerar as realidades da vida das mulheres e dos homens. A equidade de gênero é frequentemente usada de forma intercambiável com a igualdade de gênero, mas as duas se referem a estratégias complementares diferentes, necessárias para reduzir as desigualdades de saúde baseadas em gênero. (Tradução livre do original: http://bit.ly/28Ov5VO) 3. Equidade de gênero na saúde: Refere-se ao processo de ser justo com mulheres e homens com o objetivo de reduzir a desigualdade injusta e evitável entre mulheres e homens no estado de saúde, acesso aos serviços de saúde e suas contribuições para os recursos humanos em saúde. (Tradução livre do original: http://www.who.int/gender-equity-rights/knowledge/glossary/en/)
Qualificadores permitidos: EC economia
Identificador DeCS: 59562
ID do descritor: D000084803
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/2021
Data de entrada: 07/07/2020
Data de revisão: 19/06/2020
Equidade de Gênero - Conceito preferido
Identificador do conceito M000683357
Nota de escopo 1. Equidade de tratamento para homens e mulheres de acordo com suas respectivas necessidades. Isso pode incluir tratamento igual ou diferente, mas considerado equivalente em termos de direitos, benefícios, obrigações e oportunidades. (Tradução livre do original: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) 2. Mais do que a igualdade formal de oportunidades, a equidade de gênero refere-se às diferentes necessidades, preferências e interesses de mulheres e homens. Isso pode significar que é necessário um tratamento diferente para garantir a igualdade de oportunidades. Isso é muitas vezes referido como igualdade substantiva (ou igualdade de resultados) e exige considerar as realidades da vida das mulheres e dos homens. A equidade de gênero é frequentemente usada de forma intercambiável com a igualdade de gênero, mas as duas se referem a estratégias complementares diferentes, necessárias para reduzir as desigualdades de saúde baseadas em gênero. (Tradução livre do original: http://bit.ly/28Ov5VO) 3. Equidade de gênero na saúde: Refere-se ao processo de ser justo com mulheres e homens com o objetivo de reduzir a desigualdade injusta e evitável entre mulheres e homens no estado de saúde, acesso aos serviços de saúde e suas contribuições para os recursos humanos em saúde. (Tradução livre do original: http://www.who.int/gender-equity-rights/knowledge/glossary/en/)
Termo preferido Equidade de Gênero
Termo(s) alternativo(s) Equidade Sexual
Equidade de Gênero em Saúde
Equidade de Gênero na Saúde
Equidade de Sexo
Equidade entre Gêneros
Equidade entre Sexos
Equidade entre os Gêneros
Equidade entre os Sexos
Paridade de Gênero em Saúde
Igualdade de Gênero - Relacionado, mas não mais amplo ou mais específico
Identificador do conceito M000683358
Nota de escopo 1. Os direitos, responsabilidades e oportunidades não dependerão de as pessoas nascerem homem ou mulher. (Tradução livre do original: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) 2. Refere-se à igualdade de chances ou oportunidades para grupos de mulheres e homens de acessar e controlar recursos sociais, econômicos e políticos, incluindo a proteção da lei (como serviços de saúde, educação e direitos de voto). Também é conhecida como igualdade de oportunidades - ou igualdade formal. A igualdade de gênero é frequentemente usada de forma intercambiável com a equidade de gênero, mas as duas se referem a estratégias complementares diferentes, necessárias para reduzir as desigualdades de saúde baseadas em gênero. 3. Mulheres e homens têm condições iguais para realizar seus plenos direitos e potencial para serem saudáveis, contribuir para o desenvolvimento da saúde e se beneficiar dos resultados. Alcançar a igualdade de gênero exigirá medidas específicas destinadas a apoiar grupos de pessoas com acesso limitado a tais bens e recursos. (Tradução livre do original: http://www.who.int/gender-equity-rights/knowledge/glossary/en/)
Termo preferido Igualdade de Gênero
Termo(s) alternativo(s) Igualdade Sexual
Igualdade de Gênero na Saúde
Igualdade de Gêneros
Igualdade de Sexo
Igualdade de Sexos
Igualdade entre Gêneros
Igualdade entre Sexos
Igualdade entre os Gêneros
Igualdade entre os Sexos
Igualitarismo de Gênero



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa