Pesquisa
Descritor em português: Diversidade de Anticorpos
Descritor em inglês: Antibody Diversity
Descritor em espanhol: Diversidad de Anticuerpos
Descritor diversidad de anticuerpos
Termo(s) alternativo(s) teoría de la línea germinal
Nota de escopo: El fenómeno de la inmensa variabilidad característica de los ANTICUERPOS. Esto posibilita que el SISTEMA INMUNOLÓGICO reaccione específicamente frente a tipos esencialmente ilimitados de ANTÍGENOS. La diversidad de los anticuerpos se explica por tres teorías principales: (1) la Teoría de la línea germinal, que sostiene que cada célula productora de anticuerpo posee genes que codifican todos los posibles anticuerpos pero expresan solo el estimulado por el antígeno, (2) la Teoría de la mutación somática según la cual las células productoras de anticuerpos contienen solo unos pocos genes que producen diversidad de anticuerpos mediante mutación, y la (3) Teoría del reordenamiento génico, según la cual la diversidad de los anticuerpos se genera mediante el reordenamiento de segmentos del gen de la REGIÓN VARIABLE DE INMUNOGLOBULINAS durante la diferenciación de las CÉLULAS PRODUCTORAS DE ANTICUERPOS.
Descritor em francês: Diversité des anticorps
Termo(s) alternativo(s): Teoria Germinativa
Teoria da Linhagem Germinativa
Código(s) hierárquico(s): G05.365.036
G12.500.199
Identificador Único RDF: https://id.nlm.nih.gov/mesh/D000916
Nota de escopo: Fenômeno da grande variabilidade característica dos ANTICORPOS. O SISTEMA IMUNOLÓGICO é capaz de reagir especificamente contra tipos essencialmente ilimitados de ANTÍGENOS encontrados. A diversidade de anticorpos é explicada por três teorias principais: 1) A Teoria da Linhagem Germinativa afirma que cada célula produtora de anticorpos possui genes que codificam todas as especificidades possíveis de anticorpos, mas que expressa somente a estimulada pelo antígeno; 2) Teoria da Mutação Somática sustenta que as células produtoras de anticorpos contêm só alguns genes que produzem a diversidade de anticorpos por mutação; e 3) Teoria do Reordenamento Gênico assegura que a diversidade dos anticorpos é gerada pelo reordenamento dos segmentos dos genes da REGIÃO VARIÁVEL DE IMUNOGLOBULINA durante a diferenciação das CÉLULAS PRODUTORAS DE ANTICORPOS.
Qualificadores permitidos: DE efeitos dos fármacos
GE genética
IM imunologia
PH fisiologia
RE efeitos da radiação
Identificador DeCS: 926
ID do descritor: D000916
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Data de estabelecimento: 01/01/1980
Data de entrada: 23/02/1979
Data de revisão: 22/06/2015
Diversidade de Anticorpos - Conceito preferido
Identificador do conceito M0001364
Nota de escopo Fenômeno da grande variabilidade característica dos ANTICORPOS. O SISTEMA IMUNOLÓGICO é capaz de reagir especificamente contra tipos essencialmente ilimitados de ANTÍGENOS encontrados. A diversidade de anticorpos é explicada por três teorias principais: 1) A Teoria da Linhagem Germinativa afirma que cada célula produtora de anticorpos possui genes que codificam todas as especificidades possíveis de anticorpos, mas que expressa somente a estimulada pelo antígeno; 2) Teoria da Mutação Somática sustenta que as células produtoras de anticorpos contêm só alguns genes que produzem a diversidade de anticorpos por mutação; e 3) Teoria do Reordenamento Gênico assegura que a diversidade dos anticorpos é gerada pelo reordenamento dos segmentos dos genes da REGIÃO VARIÁVEL DE IMUNOGLOBULINA durante a diferenciação das CÉLULAS PRODUTORAS DE ANTICORPOS.
Termo preferido Diversidade de Anticorpos
Termo(s) alternativo(s) Teoria da Linhagem Germinativa
Teoria Germinativa - Mais específico
Identificador do conceito M0001365
Termo preferido Teoria Germinativa



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa