Pesquisa
Descritor em português: Telecirurgia
Descritor em inglês: Telesurgery
Descritor em espanhol: Telecirugía
Descritor telecirugía
Termo(s) alternativo(s) tele-cirugía
telecirugía robótica
telecirugías
Nota de escopo: 1. Área de la telemedicina aplicada a la realización de procedimientos quirúrgicos a distancia, por medio de señales vitales, auditivos y táctiles entre el lugar donde está el cirujano y el lugar donde está el paciente y por el recurso a equipos de manipulación remota de instrumentos. (Traducción libre del original: Portugal. INE, 2009. Disponível em http://www.cnts.min-saude.pt/category/telessaude/glossario/) 2. En general, la telecirugía se define como una operación a control remoto si el cirujano y el paciente no están en el mismo lugar. El médico opera por control remoto con los sistemas robóticos (telemanipuladores). La telecirugía implica la operación a través de técnicas de telecomunicación y sistemas de robot, entre otras cosas, en distancias más largas soportadas a través de teleconsultas, telemedicina, etc. (Traducción libre del original: http://vimed.de/de/telemedizin-glossar.php?lang=en)
Descritor em francês: Téléchirurgie
Termo(s) alternativo(s): Tele-Cirurgia
Telecirurgia Robótica
Telecirurgias
Código(s) hierárquico(s): SP2.840.566.180
Nota de escopo: 1. Área da telemedicina aplicada à realização de procedimentos cirúrgicos à distância, por meio de sinais vitais, auditivos e tácteis entre o local onde está o cirurgião e o local onde está o paciente e pelo recurso a equipamentos de manipulação remota de instrumentos. (Fonte: Portugal. INE, 2009. Disponível em http://www.cnts.min-saude.pt/category/telessaude/glossario/). 2. Geralmente, a telecirurgia é definida como uma operação controlada remotamente se o cirurgião e o paciente não estiverem no mesmo local. O médico opera por controle remoto com os sistemas robóticos (telemanipuladores). A telecirurgia implica a operação por meio de técnicas de telecomunicações e sistemas robóticos, entre outras coisas, por longas distâncias suportadas por teleconsultas, telemedicina etc. (Tradução livre do original: http://vimed.de/de/telemedizin-glossar.php?lang=en)
Qualificadores permitidos: Sem qualificador
Identificador DeCS: 57902
ID do descritor: DDCS057902
Documentos indexados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): Clique aqui para acessar os documentos da BVS
Telecirurgia - Conceito preferido
Identificador do conceito FD00062173
Nota de escopo 1. Área da telemedicina aplicada à realização de procedimentos cirúrgicos à distância, por meio de sinais vitais, auditivos e tácteis entre o local onde está o cirurgião e o local onde está o paciente e pelo recurso a equipamentos de manipulação remota de instrumentos. (Fonte: Portugal. INE, 2009. Disponível em http://www.cnts.min-saude.pt/category/telessaude/glossario/). 2. Geralmente, a telecirurgia é definida como uma operação controlada remotamente se o cirurgião e o paciente não estiverem no mesmo local. O médico opera por controle remoto com os sistemas robóticos (telemanipuladores). A telecirurgia implica a operação por meio de técnicas de telecomunicações e sistemas robóticos, entre outras coisas, por longas distâncias suportadas por teleconsultas, telemedicina etc. (Tradução livre do original: http://vimed.de/de/telemedizin-glossar.php?lang=en)
Termo preferido Telecirurgia
Termo(s) alternativo(s) Tele-Cirurgia
Telecirurgia Robótica
Telecirurgias



Queremos a sua opinião sobre o novo sitio web do DeCS/MeSH

Convidamos-lhe a responder a uma pesquisa que não levará mais que 3 minutos


Ir para pesquisa